(41) 3339-7951 - contato@fisioterapiaemcuritiba.com

O que devo aplicar, frio ou calor ?

O que devo aplicar, frio ou calor ?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer após um trauma. Aplicar Frio ou Calor? Para isso é importante entender a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.

O frio abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de “consertar” o que foi lesado. Por isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.

O calor, por outro lado, provoca a vasodilatação podendo aumentar o edema (inchaço) ou hematoma, quando há ruptura de vasos sanguíneos. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular.

Dessa forma, para ficar mais fácil lembrar o que deve ser feito, utiliza-se a sigla em inglês PRICE – Protection (Proteção), Rest (Repouso), Ice (Gelo), Compression (Compressão – deve ser suave) e Elevation (Elevação).

O gelo pode ser aplicado em forma de bolsas de gelo e água, ou de forma mais prática, bolsas de gel anti-congelante que se adaptam melhor na região afetada. Segundo a Dra. Yeda Bellia, Fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Yeda Bellia, nas primeiras 72 horas após o trauma, deve-se aplicar gelo por 20 minutos a cada 2 horas, no período em que a pessoa está acordada. “Após os primeiros três dias, que é quando o processo inflamatório começa a regredir, as aplicações de gelo podem diminuir para três vezes ao dia, enquanto o edema persistir”, afirma a fisioterapeuta.

É importante lembrar que deve ser feita uma consulta médica o mais rápido possível para obter um diagnóstico da lesão e receber, se necessária, a prescrição de medicamentos e imobilização.

O frio também funciona como analgésico, diminuindo a dor. Por esse motivo deve-se tomar cuidado depois da aplicação de gelo para não aumentar a lesão.

Quando usar compressa quente ou gelada?

Provavelmente você já sofreu um choque ou torção em algum esporte ou na correria do dia a dia, não é verdade?  Aí vem aquela dúvida, utilizo compressa quente ou gelada?

Mas primeiro vamos entender o que ocorre no trauma e por que gelo e calor são bem vindos na hora certa.

Na pancada – no choque alguns vasos sanguíneos se rompem, deixando a superfície roxa ou vermelha, e outros se dilatam, favorecendo a inflamação no local e o extravasamento de líquido para fora das células. Daí o inchaço.

La vem a dor – As substâncias inflamatórias que chegam às redondezas atiçam terminações nervosas, que mandam ao cérebro de que há incomodo no pedaço.

Quando usar compressa quente ou gelada?

BOLSA DE GELO: Na inflamação articular o local incha e fica quente, por dilatação dos vasos .Ela reduz o calor na região e é vaso constritor. Diminuindo o volume de sangue local.

BOLSA ÁGUA QUENTE: Se há inflamação e o local com dor está quente NÃO usamos o calor para não incentivar o acúmulo de sangue na região. Este procedimento é útil quando há contratura muscular, pela ação relaxante na região.

Então, fique atento usar corretamente o gelo e a água quente pode ajudar a se recuperar mais rápido.

Utilize compressa FRIA quando houver: Pancada, após injeção, dor de dente, tendinite e depois do exercício.

Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver o gelo em um saco, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Uma outra possibilidade é misturar 1 parte de álcool com 2 partes de água e colocar num saco tipo ziploc e deixar no congelador. O conteúdo não deve ficar completamente congelado, e poderá ser moldado, conforme a necessidade. O modo de uso é o mesmo.

Utilize compressa QUENTE quando houver; Dor muscular (principalmente em região paravertebral, próximo a coluna), contratura, torcicolo e antes do exercício.

A compressa morna pode ser utilizado de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, mas deve sempre estar enroladas numa fralda de pano ou outro tecido fino, para que não queimar a pele.v

 

Author Info

No Comments

Post a Comment