(41) 3339-7951 - contato@fisioterapiaemcuritiba.com

Possui uma perna mais curta do que a outra?

Tratamento de desigualdade no comprimento das pernas envolve abordagens que variam entre funcional, estrutural ou até mesmo a combinação de ambas

A alteração do comprimento da perna de forma funcional ocorre quando as pernas são as mesmas. No entanto, devido a uma outra condição, tal como a inclinação da pelve ou piriforme e isquiostibiais encurtados, cria a aparência de uma perna mais comprida ou mais curta do que a outra. A desigualdade do comprimento da perna estrutural mostra que existe uma diferença verdadeira.

perna-mais-curta

SINAIS E SINTOMAS

• O paciente/atleta podem se apresentar com uma alteração da marcha (tais como claudicação , “mancar)
  • Pode ocorrer desvio postural da coluna para compensar e dor lombar.
  • Dor na perna mais curta devido ao aumento do impacto
  • Dores nas articulações devido a sobrecarga como dor no joelho, síndrome  do trato íleo tibial, pronação do pé compensatória e fascite plantar,
  • Diferença de força nos membros inferiores.
  • Pode também ocorrer aumento ou degeneração do disco vertebral.
  • Os sintomas variam entre os pacientes, dependendo do esforço físico e sobrecarga que o mesmo faz nas pernas

DIAGNÓSTICO
No exame físico, o fisioterapeuta vai avaliar se a dismetria é funcional medindo pontos ósseos fixos e fazer o diagnostico diferencial com a discrepância estrutural através de exames por imagem

TRATAMENTO

A diferença de comprimento dos Membros inferiores também têm impacto na postura, porque podem desencadear um mecanismo de compensação. O indivíduo apoia sempre com maior intensidade a perna mais longa causando alterações posturais, desgaste nas articulações de joelho, quadril e sacroilíaca e incide diretamente na coluna lombar alterando o alinhamento postural para compensar essa diferença. Isso muda todo o equilíbrio físico e compromete as demais articulações. “É como o amortecedor de um carro. Se ele está com problemas ou desalinhado, acaba interferindo em todo o veículo”.

O tratamento com RPG é o mais indicado nesses casos pois alinha a postura e devolve a flexibilidade e alongamento dos músculos afetados e ajusta a diferença real para a necessidade de usar palmilhas

A RPG (Reeducação postural global),  trabalha com fortalecimento muscular e alongamento para promover a consciência corporal. Isso ajuda o praticante a observar situações em que o corpo está sendo penalizado por algum sintoma que provoca dor, e corrigi-lo o mais rápido possível.