(41) 3339-7951 - contato@fisioterapiaemcuritiba.com

Uso excessivo de smartphones pode causar problemas graves na coluna cervical e dorsal.

Uso excessivo de smartphones pode causar problemas graves na coluna cervical e dorsal.

Uso excessivo de smartphones pode causar problemas graves na coluna cervical e dorsal.

O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia – mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano.

Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone.

Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de “textneck” – “pescoço de texto” em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.

E também pode levar a dores na coluna cervical, dorsal, no braço e no ombro.

Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital.

É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.

“Você tende a ter esse problema quando usa muito tablets, laptops ou smartphones. Você começa a sentir uma tensão na parte da posterior do pescoço e uma fraqueza na parte anterior.”

A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse “queimando”, e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo.

Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.

Você pode sentir a dor em um dos lados da cabeça ou nos dois, e até atrás dos olhos quando movimenta o pescoço. O conselho para curar o problema é mudar de postura na hora de mexer no celular – e evitar o uso excessivo dele.

“Quem sofre disso deveria pensar em adotar posturas diferentes quando estiver usando o celular. Sentar na vertical, por exemplo, e levantar o celular ou usar um suporte para ele ficar em uma altura mais adequada”.

“É preciso ter mais disciplina com o uso do telefone também”

O tratamento inclui correção de postura (RPG) com o objetivo de realinhar a cabeça com a coluna vertebral  sanando assim a causa do problema e dimininuindo dores e tensões, massagem e remédios anti-inflamatórios também são indicados.

A prevenção é a melhor opção. Diminuir o uso de smartphones ou então posicioná-los mais próximo da altura dos olhos são boas estratégias para evitar o problema.

“Tente não manter a mesma postura por muito tempo”

“Coloque um lembrete no celular ou no computador para se certificar de que você não está na mesma posição por muitos minutos consecutivos.”

Manter uma boa postura, trás vários benefícios: desde ter sua coluna alinhada, evitando problemas futuros e os órgãos funcionando livremente, como também vai afetar o lado psicológico demostrando uma atitude positiva e vencedora perante a vida. Manter as curvaturas normais da coluna, faz com que as pernas sustentem melhor o corpo, a pélvis fique numa posição neutra alinhando o abdômen e o tórax, o que vai ajudar na função respiratória. A cabeça ereta diminui a pressão na musculatura cervical.

Author Info

No Comments

Post a Comment